CÚRIA DIOCESANA DE BELÉM DO PARÁ
ATA DA REUNIÃO DO CLERO
“Fazei isto em memória de mim.” (Lc 22,19)
Aos sete dias do mês de março do ano de dois mil e vinte e quatro, reuniu-se o clero da Arquidiocese de Belém do Pará sob a presidência de Sua Eminência, o Cardeal Erlei Forgione, para tratar de assuntos pastorais e administrativos de interesse da Igreja local.
O Cardeal iniciou a reunião ressaltando a importância da celebração semanal da Santa Missa por todos os sacerdotes. Foi enfatizado que a Eucaristia é o centro da vida sacerdotal e, portanto, deve ser celebrada com zelo e fidelidade.
Diante disso, ficou estabelecido que o clérigo que não celebrar a Missa semanalmente deverá apresentar uma justificativa ao Arcebispo, sendo esta plausível e condizente com as responsabilidades sacerdotais assumidas.
Outro ponto abordado na reunião foi o anúncio do lançamento da agenda para a Semana Quaresmal, que se trata de um período de grande importância para a vida da Igreja e para o ministério sacerdotal. O Cardeal reforçou que todos os presbíteros devem se preparar adequadamente para esse tempo litúrgico, participando das atividades propostas e incentivando os fiéis a vivenciarem intensamente a Quaresma.
Além disso, foi discutida a participação da Diocese no Tríduo em honra a São José, um momento especial de devoção ao Patrono da Igreja Universal. O Cardeal enfatizou a necessidade de uma preparação cuidadosa para essas celebrações, incentivando os sacerdotes a conduzirem com profundidade espiritual os momentos de oração e reflexão, garantindo uma participação ativa dos fiéis e proporcionando um ambiente de recolhimento e fé.
Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada com oração e bênção final, ficando lavrada a presente ata, que será assinada por aqueles que dela participaram.
Cônego Gustavo Quinelato,
secretário da chancelaria
Postar um comentário