Decreto | Ereção do Seminário Arquidiocesano Santo Agostinho

ARQUIDIOCESE DE
BELÉM DO PARÁ
_________________________
Decreto de Ereção Canônica
Do Seminário Metropolitano de Santo Agostinho
_________________________

DECRETO DE EREÇÃO Nº 02/2025
LIVRO 01

A todos aqueles a quem estas letras chegarem, que o Bom Deus os conceda graça e paz em abundância.

"Apascenta as minhas ovelhas." (Jo 21,17)

À luz da missão recebida de Cristo de conduzir, ensinar e santificar o povo de Deus, e reconhecendo que a formação dos futuros presbíteros é uma responsabilidade prioritária do bispo diocesano, conforme o Código de Direito Canônico, o Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, por meio da Chancelaria Arquidiocesana, no exercício pleno de seus poderes, 

Considerando a revogação da unificação programa formativo entre as Arquidioceses de Belém e Aparecida, expelida pelo Dicastério para os Seminários, em Roma;

Considerando que o seminário é, em si mesmo, uma experiência original da vida da Igreja: nele o Bispo torna-se presente por meio do ministério do reitor e do serviço de corresponsabilidade por ele animado com os outros educadores, em ordem a um crescimento pastoral e apostólico dos alunos (cf. Pastores Dabo Vobis, n. 60);

Considerando que a cúria arquidiocesana, como expressão concreta da comunhão entre o bispo e seus colaboradores, tem a missão de dar forma visível ao cuidado pastoral do Pastor diocesano (cf. Apostolorum Successores, n. 177), e reconhecendo que a formação dos futuros presbíteros é tarefa prioritária e estruturante para a vida da Igreja particular;

Considerando que, nos termos do cânone 210 do Código de Direito Canônico, a Igreja tem o dever, e o direito próprio e exclusivo, de formar aqueles que se destinam aos ministérios sagrados.

ERIGE CANONICAMENTE o Seminário Arquidiocesano Santo Agstinho, destinado à formação integral dos candidatos ao sacerdócio ministerial, segundo os princípios do Motu Próprio "Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis II", do Papa Lucas IV.

CONFIRMA a nomeação do Reverendo Padre Ronaldo Skol como Reitor da referida casa de formação, com todos os direitos e deveres que lhe são imbuídos, conforme exarada em decreto anterior a este.

DETERMINA que o seminário se sediará no quarto de propriedade de Dom Marlindo Cardeal Araújo (Marlindo.7788), com o nome "Seminário Arquidiocesano de Belém do Pará".

Que pela intercessão da Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria, Mãe de Nazaré, sejam frutuosos os trabalhos desenvolvidos no Seminário Arquidiocesano e que sejam fecundadas as vocações de ministros santos e zelosos com a Casa do Senhor (Sl. 69).

Este decreto será publicado no site oficial da Arquidiocese de Belém do Pará, registrado e guardado em Livro próprio da Chancelaria que trate dos atos normativos do Arcebispo Metropolitano.

Revogam-se disposições em contrário.

Palácio Arquiepiscopal das Laranjeiras, 13 de junho de 2025.

Em Cristo,

TOMÁS ARAÚJO VON KLAPPERSCHLANGE
Pela graça de Deus e mercê da Santa Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano de Santa Maria de
BELÉM DO PARÁ


Mons. APOLÔNIO MATERAZZI DI PIETRO
Chanceler do Arcebispado

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem