Decreto 'Ut Conformare' | Reforma dos Organismos do Governo Espiritual e Secular da Arquidiocese

ARQUIDIOCESE DE
BELÉM DO PARÁ
_________________________
Reforma dos Organismos da Arquidiocese
Para o Governo Espiritual e Secular
_________________________


Para «SE CONFORMAR» mais adequadamente ao previsto no Código de Direito Canônico da Igreja do Habbo Hotel (aqui), os cargos e organismos da Arquidiocese de Belém passam a ser os seguintes, podendo ser aditados, extintos ou alterados a qualquer tempo pelo metropolita:


GOVERNO ESPIRITUAL

CÚRIA METROPOLITANA ("Mitra")

Cargos exclusivos de ministros ordenados:

VIGÁRIO-GERAL: Assiste o metropolita no governo de toda a Arquidiocese.
VIGÁRIO EPISCOPAL: Tem os mesmos poderes e deveres que o vigário-geral, porém limitado à sua área ou ofício.
CHANCELARIA: Elabora e custodia todos os documentos, nomeações e arquivos da mitra. 
PREGADOR DA METRÓPOLE: Cargo de natureza espiritual, guardado ao clérigo com distinta capacidade em oratória e espiritualidade destacada.
MESTRE DE CERIMÔNIAS (MC): Responsável por formar e coordenar o trabalho dos cerimoniários na Arquidiocese, principalmente em cerimônias com o arcebispo.

Cargos tanto de ministros ordenados quanto dos fiéis leigos:

SECRETARIA-GERAL: Assiste toda a mitra e o metropolita em suas atividades administrativas, pastorais e necessidades gerais.
TESOURARIA-GERAL: Elabora balanços e guarda os registros pecuniários da Metrópole, trabalhando de forma integrada com a Pastoral do Dízimo.
PROCURADOR DA METRÓPOLE: Representa juridicamente perante os tribunais romanos os interesses da Metrópole, do arcebispo, do clero e do povo de Deus radicado em Belém. Deve possuir notável saber canônico e ter boa índole.
PASTORAL LITÚRGICA: Responsável pela elaboração de livretos litúrgicos e por velar pelo seguimento e correição das normas litúrgicas por todos os ministros, leigo ou ordenado. 
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO: Coordena o registro, divulgação por todos os meios digitais e a animação dos eventos realizados pela Arquidiocese ou pelos parceiros dela.
PASTORAL VOCACIONAL: Responsável por sair em missão e animar vocações laicais, religiosas e ao ministério ordenado, buscando incluir a todos no convívio da Igreja. 

Cargos exclusivos dos fiéis leigos:

MESCEs: São os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, com faculdade de presidir celebração/culto da palavra e distribuir as Espécies Eucarísticas.
PASTORAL LAICAL: Representa todos os leigos e transmite suas demandas, sugestões, insatisfações e agradecimentos à mitra e ao metropolita.
PASTORAL DO DÍZIMO: Responsável por coordenar as campanhas de arrecadação da Arquidiocese e receber as doações. Trabalha em conjunto com a Tesouraria-geral.
PASTORAL DA SAÚDE: É o elo entre a Arquidiocese e os RPGs com temática de saúde, por exemplo: hospitais, clínicas, veterinários, berçários, asilos, etc.
PASTORAL MILITAR: Elo entre a Arquidiocese e os RPGs com temática militar, por exemplo: polícias, exércitos, forças armadas em geral, etc.
PASTORAL DA CULTURA: Semelhantemente, é o elo entre a Arquidiocese e os RPGs e jogos com temáticas variadas, por exemplo: Labirintos, Harry Potter, Game of Thrones, Jogo da Moda, Fuja do Jason, etc.
MOVIMENTOS, GRUPOS, COMUNIDADES: Refletem diferentes espiritualidades e devem ser fomentados, auxiliados e defendidos pelo clero, mas conduzidos pelos seus chefes leigos.


SEMINÁRIO METROPOLITANO SANTO AGOSTINHO

O Reitor e o Diretor Espiritual serão, necessariamente, ministros ordenados.

REITOR: Coordena e governa todos os trabalhos no Seminário Metropolitano, submetendo os vocacionados às aulas e provas necessárias à sua formação. Tem poder de nomear formadores e estender as competências do Seminário a leigos e freis e freiras religiosos, conforme a necessidade.
DIRETOR ESPIRITUAL: Orienta espiritualmente e nutre todos os vocacionados com a Sã Doutrina e a doçura evangélica.

O Reitor pode nomear leigos e ministros ordenados como formadores e outros ofícios, conforme crer ser necessário e conveniente.


REITORADOS DA METRÓPOLE

Todos os Reitores Metropolitanos e Oficiais-mores serão, exclusivamente, fiéis leigos.

REITORADO (R.) DA GUARDA METROPOLITANA: Comandante dos guardas que fazem a segurança dos espaços da Arquidiocese.
R. METROPOLITANO (R.M.) DAS BELAS-ARTES: Responsável pela construção e inovação de espaços da arquidiocese, embelezamento e preparo das cerimônias, buscando sempre o equilíbrio entre a vanguarda e a tradição, prezando pela elevação da alma através da contemplação da beleza da criação.
R.M. DOS GRANDES OFÍCIOS: Coordena o trabalho dos Oficiais-mores em dias de evento ou solenidade.


GOVERNO SECULAR

PREFEITURAS

CIDADE DE MONSENHOR TABOSA: Construída nos quartos de Dom Marlindo, é bastante histórica e rica em vilas e capelas. É a cidade-sede da Arquidiocese, abrigando o Palácio Arquiepiscopal das Laranjeiras, a Mitra e a Basílica de Auxiliadora.

CIDADE DE QUELUZ: Construída nos quartos de Dom Licínio, é considerada cidade-irmã de Tabosa e é tão antiga quanto. Possui vários quartos e o aeroporto Internacional de Belém. Composta, mais recentemente, pelo Grão-ducado de Ímola e outros títulos.

CIDADE DE BRENNAND: A cidade mais nova e rica de Belém, construída pela Reitora Metropolitana para as Belas-artes, Helóíse Brennand. Tem quartos amplos e modernos, em estilo arquitetônico muito prestigiado pela comunidade construtora do Hotel.


Estes ofícios e cargos poderão ser alterados conforme a necessidade e constarão em todas as nomeações para que se saiba exatamente as funções e origem de cada nomeação.

Despeço-me rogando sobre todos os que deste lerem ou tomarem conhecimento as bênçãos da Mãe de Nazaré, Rainha da Amazônia.

Dado e passado no Palácio das Laranjeiras, na cidade de Monsenhor Tabosa, território desta Metropolia, aos 13 dias do mês de junho do ano jubilar da esperança de 2025, primeiro do pontificado de Gabriel.


+TOMÁS ARAÚJO VON KLAPPERSCHLANGE
Arcebispo Metropolitano

Mons. APOLÔNIO MATERAZZI
Chanceler Metropolitano

Mons. ROCK GIOCCHINO
Vice-chanceler Metropolitano

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem