Decreto | Aprovação da instalação da Renovação Carismática Católica

DOM TOMÁS ARAÚJO VON KLAPPERSCHLANGE
Pela graça de Deus e mercê da Santa Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano de Santa Maria de
BELÉM DO PARÁ
____________________________


Ao estimado filho Dr. Bryan dos Ouros, saúde e bênção.

   DOUTOR, é com grande satisfação que recebi em meu gabinete sua proposta de implantação da Renovação Carismática Católica (RCC) em nossa Arquidiocese (ver aqui). Mais do que a intenção e organização da proposta, chama-me a atenção a colenda e belíssima diagramação e edição dela, que muito me surpreendeu. Nossa igreja particular, para além da RCC, pode ser muito engrandecida pela vossa contribuição, dileto filh0.

  Atinando-nos àquela ideia de recriar este movimento tão frutífero da realidade em nosso meio, busquei inspiração para que a minha decisão não fosse tão somente burocrática, mas que buscasse os efeitos para os quais ela se propõe: animar e trazer para perto de nós os jovens, mostrando nosso apostolado e a face da igreja real para todos deste nosso hotel.

"Aclamai o Senhor toda a terra! Servi o Senhor com alegria!" Salmos 99 (100), 1-2

   A promoção do kerigma, a formação de um discipulado e construção de espaços propícios para estes empreendimentos é algo que muito me apraz e anima e revela algo que almejei desde meu primeiro dia como pastor: o PROTAGONISMO LAICAL NA IGREJA, sendo, na prática, a "igreja em saída" pela qual o nosso amado papa Francisco sempre advogou.

   Considerando isto, tendo lido repetidas vezes vossa proposta, hei por bem conceder INTEGRAL PROVIMENTO a ela, a saber: 

  • Sua nomeação como coordenador da RCC arquidiocesana;
  • Sua autoridade para formar o Núcleo Arquidiocesano de Serviço (NAS) e distribuir, conforme seu julgamento, os diferentes ministérios;
  • Os Grupos de Oração Virtual (GOVs); e
  • O plano de implementação, buscando cumprir as metas e prazos nele estabelecidas.

   Nos reuniremos, num futuro breve, para definir o ESTATUTO DA RCC e as atribuições pormenorizadas, prerrogativas e deveres, do coordenador e dos membros do NAS e dirigentes dos GOVs. Desde agora, doutor, estendo-lhe minha bênção e comprometimento. Estamos juntos nesta mesma missão.


Dado e passado no Palácio das Laranjeiras, Sede da Cúria Metropolitana de Belém do Pará, aos 21 de maio de 2025.

Em Cristo.

+TOMÁS ARAÚJO VON KLAPPERSCHLANGE
Metropolita

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem