ARQUIDIOCESE DE BELÉM DO PARÁ
CHANCELARIA METROPOLITANA
____________________________________
Decreto de Nomeações
Ao Serviço Pastoral Arquidiocesano
____________________________________
Aos queridos irmãos no Sacerdócio.
Com gratidão, louvamos o Deus benigníssimo, que tem misericórdia de todos e não leva em conta os pecados dos homens em razão do arrependimento (cf. Sb 11,23), pois, com inesgotável caridade, concede aos crentes a vida eterna por meio dos pastores da Igreja, que nesta subsiste a fé Católica (cf. Const. Dogm. Lumen Gentium, 8).
Por tal modo, considerando as necessidades pastorais próprias de cada tempo (cf. Const. Past. Gaudium et Spes, 11), bem como o múnus de apascentar as ovelhas de Cristo, havemos por bem, à vista do retorno de antigos clérigos ao serviço de nossos colégios, das emeritações e transferências determinadas pela Santa Sé, e do exponencial crescimento da presença e participação dos leigos, os quais também compartilham, à sua maneira, do sacerdócio de Nosso Senhor, aditar as nomeações arquidiocesanas na forma que se segue.
Desta feita, NOMEAMOS o Revmº Mons. Apolônio Materazzi para o ofício de Chanceler e Vigário-Geral desta Arquidiocese, conferindo-lhe, ipso facto e durante munere, o título honorífico de Monsenhor, com todos os direitos, dignidades e prerrogativas a ele inerentes, enquanto perdurar o exercício do referido cargo.
De forma contínua, NOMEAMOS, por esta provisão, Sua Ex.ª Dom Éder Messias Ferreira, como Vigário Episcopal para a cidade de Tabosa; Sua Ex.ª Dom Gregório d’Aniello Baldisseri, como Vigário Episcopal para a cidade de Queluz; e o Revmº Monsenhor Rock Marchetti Giocchino, como Vigário Episcopal para a cidade de Brennand, com todas as atribuições pastorais, privilégios e responsabilidades inerentes aos referidos ofícios, nos termos do direito particular desta Arquidiocese e em conformidade com as disposições do Código de Direito Canônico.
Este decreto entra em vigor na presente data, devendo os nomeados cumprir, no prazo canônico, as exigências previstas quanto à profissão de fé e ao juramento de fidelidade.
Peçamos à Santíssima Virgem de Nazaré e à Serva de Deus Irmã Suzana Battaglia que intercedam junto ao Altíssimo, fazendo descer copiosas bênçãos sobre os nossos irmãos no sacerdócio, sobre todos os queridos seminaristas, os membros da equipe formativa, os fiéis leigos, e também sobre todos aqueles que, mesmo não pertencendo plenamente à comunhão da Igreja Católica, são nossos irmãos por compartilharem conosco muitos elementos de santificação e de verdade (cf. Dec. Past. Unitatis Redintegratio, 3)
Palácio Arquiepiscopal das Laranjeiras, 13 de junho de 2025.
Em Cristo,
Postar um comentário