ARQUIDIOCESE DE
BELÉM DO PARÁ
_________________________
Nota de orientação Litúrgica
Preparo de Homilia e Saudação da paz
PASTORAL LITÚRGICA
_________________________
Irmãos em Cristo Jesus, paz e bem
Sua Excelência Reverendíssima, Dom Tomás von Klapperschlange, Arcebispo desta nossa Arquidiocese, preocupado com o zelo litúrgico e com o proveito das almas nas celebrações, com base no cânon 669, §1, do Código de Direito Canônico Habbiano, pediu-nos que escrevêssemos esta nota com as seguintes orientações pastorais: que as homilias sejam preparadas com antecedência pelos presbíteros e que a saudação da paz seja realizada nas Missas.
1. O povo de Deus merece homilias bem preparadas
A homilia é uma parte importantíssima da celebração litúrgica, porque é nela que o padre explica a Sagrada Escritura e exorta os fiéis a viverem no amor do Senhor, além do mais, ela está presente no culto cristão desde pelo menos o século II, como narra muitos Pais da Igreja (cf. Apologia I, 67). Assim sendo, orienta-se aos presbíteros que preparem os textos das homilias antes das Santas Missas, pois as palavras do sacerdote podem ser luz para iluminar a inteligência dos fiéis, que muitas vezes podem não compreender o que foi lido na Liturgia da Palavra.
2.“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz”
O nosso Mestre, Jesus Cristo, em diversos momentos falou da paz, como narra São Lucas no Evangelho: “Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!” (S. Lucas 10,5). Quando desejamos a paz ao nosso irmão, não estamos falando palavras vazias e sem nexo, de uma paz que significa ausência de problema, mas da paz que é fruto do amor de Deus, da paz que faz morada nos corações de toda pessoa transformada pelo amor de Cristo. Portanto, recomenda-se que em todas as Santas Missas o padre celebrante convide os fiéis a saudarem-se com o sinal da paz de Cristo, conforme prevê a Instrução Geral para a Sagrada Liturgia no Habbo Hotel (cf. IGSL, 189).
Pe. ARTUR FLEICHMAN MARIA LEFEBVRE
Vice-chanceler Metropolitano
Coordenador da Pastoral Litúrgica
Postar um comentário